PF dá apoio à destruição de 30 ha de plantações de maconha no Paraguai
Nesta quarta-feira (19) foi concluída a destruição de 30 hectares de plantações de maconha, na região de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O grupo operacional da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) daquele país teve apoio da Polícia Federal do Brasil. A operação foi batizada “Aliança VII”.De acordo com a nota oficial da Senad, foram desmantelados centros de produção, colheita e prensagem da droga. O texto informa que foram oito dias de “invasões constantes”. A estimativa é que cada hectare plantado pudesse produzir 3 t – por isso, o governo do Paraguai acredita ter tirado de circulação cerca de 90 t de maconha.
Em 29 acampamentos, foram localizadas 17 presas rústicas de madeira. Mais de 3 t de maconha picada e 695 kg de sementes foram incineradas. As perdas do narcotráfico, segundo o texto, chegam a quase US$ 3 milhões.
Para as polícias Federal e Rodoviária Federal, o Paraguai é o maior fornecedor de maconha para o Brasil – e o Paraná é a rota principal. Por isso, dizem especialistas, os números da violência no estado, especialmente homicídios, são alarmantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário